sábado, 14 de maio de 2011

CONVOCAÇÃO

                
 
      AO POVO DE CAMPANHA
                 



                    A honra do homem público, especialmente a do que exerce mandato político, representação máxima da democracia, não é somente o reflexo pessoal do parlamentar diante de si mesmo. Honra é um conceito muito mais amplo, que envolve sua imagem perante terceiros, perante a sociedade e perante seus pares da Câmara Municipal ou de qualquer esfera administrativa. Por qualquer ângulo que se analise, sob qualquer prisma, honra é ter, em todas as circunstâncias da vida cotidiana, a mesma uma conduta digna.
                       Assim, o decoro parlamentar nada mais é do que uma expressão sucinta para representar a dignidade moral, a honradez e a integridade que todo membro da Câmara Municipal deve ter ao exercer sua função. No trato de fazer leis, o vereador eleito pela comunidade para representá-la deve personificar o agente público de conduta e postura irrepreensíveis e compatíveis com a grandeza moral e com a credibilidade do mandato que lhe foi outorgado pelo voto popular.
                      Mandato este que é uma honraria cujo exercício, por premissa, se torna uma distinção confiada a quem reúne integridade indispensável ao decoro. Sendo, portanto, premissa, é inadmissível que o seu ocupante não possua qualidade moral e respeitabilidade elevadas, essenciais para que se corresponda à tamanha investidura.
                     Ainda por ser premissa, e estendendo esse conceito ao conjunto, nenhum corpo legislativo, em qualquer momento, deve albergar corruptos. Em qualquer parte do mundo e em qualquer tempo, o legislativo deve manter sua integridade, conforme determinarem as leis e os costumes vigentes. No tempo presente, em Campanha, devemos ir ainda mais adiante, e exercer nossa cidadania de forma efetiva e concreta, a fim de contribuir para o desmantelamento dos esquemas delituosos.
                     Para que isso se torne realidade, convocamos a população, os jovens, os estudantes, para tomarem as ruas, as praças, e exigirem dos vereadores que ocupam o seu dever cívico que mantenham intacta sua honra e não traiam os eleitores que lhes concederam o mandato. Deste modo, também manteremos intacto o histórico de nossa cidade, evitando que ele seja atirado às trevas medievais.
                    Os senhores vereadores da Câmara Municipal não podem destruir o legado de nossos antepassados que, com fé inquebrantável, na alvorada de um novo dia, construíram a grandeza de nossa cidade, projetando-a para um futuro glorioso.
                "Campanha não é uma cidade qualquer; vede-a no seu passado de glórias, na beleza de suas atitudes cívicas, na firmeza de sua fé, na sua condição de centro irradiador de cultura e de viveiro dos melhores troncos familiáres que povoaram o abençoado Sul de Minas".


Tarcísio Brandão de Vilhena



Nenhum comentário:

Postar um comentário